Primeiro Íten da Lista – TEMAS (ajustando o painel de feramentas).

Quando entrei na área de trabalho, percebi era totalmente diferente da que estou acostumada no Windows, então, resolvi customizá-la para acostumar mais facilmente com o sistema:

Primeira escolha: “Qual ambiente gráfico usar? Gnome ou KDE?”

Resposta: Antes de Responder farei uma breve comentário de como são os dois:

O KDE é mais antigo que o Gnome, mais customizável, mais ferramentas de edição e percebi que no fedora há mais programas para KDE que para Gnome.

O Gnome é mais recente e está em constante evolução. Apesar de ter menos ferramentas básicas, mostra-se customizável em igual nível do KDE. Sua interface é mais simples, o que pode facilitar para usuários iniciantes.

Instalei os dois sistemas, mas escolhi trabalhar com o ambiente Gnome pois como eu assumi que sou “noob” em Linus, preferi começar do básico.

Muito bem, agora vamos a customização!!!!

Vamos aos Passos…

Primeiramente eu gosto de trabalhar com um painel de ferramentas (aquela barra onde fica  o menu iniciar). então usei o botão direito do mouse no painel superior e cliquei em remover o painel.

Agora sobrou apenas o painel de baixo, então, com o botão direito do mouse em cima dele fui em “adicionar ao Painel” e comecei a colocar os itens de acordo com o meu gosto:

Menu Principal – Mais compacto q o menu padrão, é muito parecido com o “iniciar” do Windows.

Lista de Janelas – Local onde será listado as janelas que eu abrir.

Alternador de Espaços de Trabalho – Aqui eu posso mudar de área de trabalho de maneira prática e rápida.

Área de Notificação – Extremamente Importante! Funciona igual a barrinha do Windows. Aparecem notificações de programas, como exemplo a informação de que a rede está conectada ou desconectada, ou então o íconezinho do volume.

Relógio – Esse não precisa nem comentar… kkk

Há algumas outras coisas que se pode adicionar ao painel, coisas úteis, engraçadas etc. Te aconselho a adicionar todas as coisas possíveis e testar a função delas. assim poderá personalizar mais ainda seu ambiente de trabalho.

Obs1.: Você pode movimentar ou bloquear a movimentação de todos os itens adicionados ao painel. basta clicar sobre a coluna pontilhada à esquerda do item.

Obs2: Clique com o botão direito do mouse em propriedades e veja como você pode modificar os itens de acordo com o seu gosto.

Exemplo de Painel personalizado em ambiente Gnome

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: