Tipos de Conhecimento – Empírico, Filosófico, Teológico e Científico

Essa foi uma matéria de Metodologia da Pesquisa (Prof. Falqueto) que me deu muito trabalho para aprender, pois eu sempre perco a primeira aula dele e perdi todas as explicações, entao achei isso na internet. Só nao estou lembrado a fonte, mas se o autor quiser os direitos autorais eu pago a ele 2x o dinheiro q estou ganhando com esse blog (ou seja, R$: 0,0 X 2 = R$ 0.0)

Tipos de Conhecimento

O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. O indivíduo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos das relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes como: conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico.

O conhecimento empírico surge da relação do ser com o mundo. Todo ser humano apodera-se gradativamente deste conhecimento, ao passo que lida com sua realidade diária. Não há uma preocupação direta com o ato reflexivo, ocorre espontaneamente. É um conhecimento do tipo abrangente dentro da realidade humana. Não está calcada em investigações.

O conhecimento filosófico surge da relação do homem com seu dia-a-dia, porém preocupa-se com respostas e especulações destas relações. Não é um conhecimento estático, ao contrário sempre está em transformação. Considera seus estudos de modo reflexivo e crítico. É um estudo racional, porém não há uma preocupação de verificação.

O conhecimento teológico preocupa-se com verdades absolutas, verdades que só a fé pode explicar. O sagrado é explicado por si só. Não há importância a verificação. Acredita-se que o conhecimento é explicado pela religião. Tudo parte do religioso, os valores religiosos são incontestáveis.

O conhecimento científico precisa ser provado. O conhecimento surge da dúvida e comprovado concretamente, gerando leis válidas. É passível de verificação e investigação, então acaba encontrando respostas aos fenômenos que norteiam o ser humano. Usa os métodos para encontrar respostas através de leis comprobatórias, as quais regem a relação do sujeito com a realidade.

Tabelinha e Conhecimentos

CONHECIMENTO POPULAR

Superficial – conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas.
Sensitivo – referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária.
Subjetivo – é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos.
Assistemático – a organização da experiência não visa a uma sistematização das idéais, nem da forma de adquirí-las nem na tentativa de validá-las.
Acrítico – verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO

Valorativo – seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação. As hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência e não na experimentação.
Não verificável – os enunciados das hipóteses filosóficas não podem ser confirmados nem refutados.
Racional – consiste num conjunto de enunciados logicamente correlacionados.
Sistemático – suas hipóteses e enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada, numa tentativa de apreendê-la em sua totalidade.
Infalível e exato – suas hipóteses e postulados não são submetidos ao decisivo teste da observação, experimentação.
A filosofia encontra-se sempre à procura do que é mais geral, interessando-se pela formulação de uma concepção unificada e unificante do universo. Para tanto, procura responder às grandes indagações do espírito humano, buscando até leis mais universais que englobem e harmonizem as conclusões da ciência.

CONHECIMENTO RELIGIOSO OU TEOLÓGICO

Apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas, valorativas,
por terem sido reveladas pelo sobrenatural, inspiracional
e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis, indiscutíveis e exatas.
É um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino.
Suas evidências não são verificadas. Está sempre implícita uma atidude de fé perante um conhecimento revelado.
O conhecimento religioso ou teológico parte do pricípio de que as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em revelações da divindade, do sobrenatural.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Real, factual – lida com ocorrências, fatos, isto é, toda forma de existência que se manifesta de algum modo.
Contingente – suas proposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.
Sistemático – saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
Verificável – as hipóteses que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência.
Falível – em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final.
Aproximadamente exato – novas proposições e o desenvolvimento de novas técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.

Anúncios

Tags: , , , , ,

10 Respostas to “Tipos de Conhecimento – Empírico, Filosófico, Teológico e Científico”

  1. flavinhaunai Says:

    Bom… eu já ia cobrar meus direitos autorais, mas pelo tanto de zero que vc postou logo no início já vi que não vai caber na magra conta corrente que se tornará gorda e logo após terei que gastar tudo em um SPA. Mas bobagens à parte, vim agradecer, me ajudou muito sua postagem “roubada” rsrs. Estou no 3o período de Pedagogia e estou lendo tudo que encontro sobre Como se processa o conhecimento humano na corrente empírica.

    Kisses

    Flávia
    selecoes@msn.com

  2. Elaine Steffany Says:

    Muito bom essa forma de compartilhar o conhecimento…
    O material está ótimo…
    Acho que vou criar um blog também… Brincadeirinha…
    kkkkkk

  3. Janaina Says:

    Que legal !
    Estava precisando de uma material assim !
    Ficou muito bom !

  4. pedro bomzinho castelo Says:

    o blog xta bem bom,mas neste momento me refiro apenas em dois conhecimento, que são: o conhecimento religioso, e o conhecimento filosofico, sera que posso encontrar mas afazeres sobre esses dois conhecimento?

  5. lucas luciano Says:

    Esta materia vai me ajudar muito para os meus estudos

  6. Sérgio Luiz de Oliveira Costa Says:

    extraordinaria, adorei

  7. Isaías Silva Says:

    Agradeço pelo roubo
    Brincadeira
    Me ajudou muito. Tenho prova hoje e não sabia nada. Como você eu também perdi algumas aulas de metodologia.
    Obrigada.

  8. AnaD'silva Says:

    Olá! Estou em busca de conhecimento,científico e teologico:é gostei desse blog…se vc tiver algo assim e queria compartilhar estou disposta a aprender.

  9. doralice tavares Says:

    muito bom mesmo.

  10. Inocencio lissane Says:

    E de louvar a existencia de pessoas que, usam as TICs para transmitir boa coisa. muito agradecido mais uma licao bem captada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: