O que é o Tratado de Tordesilhas

Antes mesmo da descoberta de novas terras, ou do chamado “Novo Mundo”, Portugal e a Espanha acirraram uma disputa em 1492, com os conhecimentos do navegante genovês Cristóvão Colombo, do descobrimento da América, a serviço da coroa espanhola, a Espanha imaginava ter alcançado as Índias e queria garantir seu monopólio de sua exploração.
Já os portugueses desejavam manter e assegurar seu monopólio sobre as rotas marítimas no sul do Atlântico e também a posse das terras que já suspeitavam existir a oeste do oceano atlântico.
Assim, que Cristóvão Colombo descobriu a América, os espanhóis pediram a intervenção do papa, que deu seu parecer em favor à Espanha.
Portugal, não aceitou a decisão e ameaçou entrar em guerra contra os espanhóis, após duras negociações, o Tratado de Tordesilhas foi assinado.
O tratado e Tordesilhas têm esse nome, pois foi assinado, em 7 de Junho de 1494, no povoado de Tordesilhas, a qual se localiza na Espanha.
De acordo com o tratado, foram estabelecidos limites aos novos territórios descobertos. Chamados “Novo Mundo” pelos dois países (as duas potências marítimas da época) durante a expansão marítima.
Ele dividia o “novo mundo” em duas partes, a partir de um meridiano 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde, as terras as leste pertenciam a Portugal e as terras ao oeste da linha pertenciam à Espanha.

Linha do Tratado de Tordesilhas

O Tratado de Tordesilhas permaneceu válido até 1750, quando os portugueses começaram a avançar (descumprir o Tratado de Tordesilhas) para terras a oeste, daí então passou a vigorar o princípio que a terra pertencia a quem a ocupasse.

modificado de:
Thiago Ribeiro
Equipe BrasilEscola.com
29 de setembro de 2006

46 Respostas to “O que é o Tratado de Tordesilhas”

  1. lazaro Says:

    muito bom parabems

  2. sara Says:

    eu ñ gostei muito

  3. ana paula lima fernandes Says:

    eu não gostei muito do texto

  4. Jeéh Says:

    muito grande quero menor

  5. paulinho rola Says:

    Menor que issoo????
    VAI TOMA NO CU DE VOCES”””

  6. emily Says:

    vcs me ajudaram muito pois tenho uma prova e tenho muito q ganhar a nota max..
    muito legal

  7. Modificado Says:

    Vão tomar no cu que que é isso? Isso é texto? Até uma criança de 10 anos tem melhor desenvoltura na linguagem do que essa porra!
    Pelo amor de Deus! Se isso é texto o que é metade da metade da metade da metade do resumo?
    Vão se catar, se quiserem um texto de verdade visitem a Wikipédia, não percam tempo lendo essa merda!

  8. Larica dos Muleque Says:

    Oi pessoal!Visitem nosso vídeo no Youtube e façam corrente!Tô com fome, quero leite…Ah e Modificado, uma criança de 10 anos tem mais desenvoltura, mas você leu esse texto porque se sabe tanto assim? Precisa de um texto que a professora mandou fazer e você está com preguiça e veio copiar o menor que fosse? Vê se se enxerga mano!

  9. jhutgjb Says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Carlos Andraddy Neto Says:

    O Tratado de Tordesilhas foi o acordo entre Portugale Espanha sobre a divisão do “Novo Mundo”……

  11. edyelma Says:

    so uma rsposta coerente e foi desse carlos andraddy

  12. sergio domingos Says:

    valeu muito bom!!!!!!!!!!

  13. mirna Says:

    muito bom esse TEXTO

  14. luiz felipe Says:

    muito legal

  15. Marta Antão Diogo Says:

    vc é dez, curto e objetivo gostei muito

  16. joao Says:

    Eu gostei da explicação mas a história eu ja sei , eu queria saber o que era o (tratado de tordesilhas).

  17. gasouza Says:

    bom,eu aprendi agora o que é isso antes eu não sabia,vlw *–*

  18. livia Says:

    muito bom

  19. joyce Says:

    gostei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. jessica Says:

    esse texto é otimo demais

    é o melhor texto que eu ja vii em
    toda a minha vida

  21. kallytta Says:

    ñ gostei tinha tudo mais ñ esclareceu

  22. kallytta Says:

    só eu que estou falando

  23. maria eduarda Says:

    gostei muito pq me ajudou a entender a materia….so poderia ser menor um pouco

  24. ad Says:

    porra vei o bagulho é a metade da metade(5000) da metade do resumo quase uma palavra

  25. Gislane casais Says:

    Eu gostei mt, me ajudou bastante obg… <3… Semana q vem eu vou ter prova e isso me ajudou a entender esse assunto melhorr bjokssssssss

  26. beatriiiz Mansooon Says:

    Goosteeeiii Mtooo Boom

  27. JUNHO Says:

    ME AJUDOU

  28. JUNHO Says:

    HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAA

  29. kauan123456789 Says:

    pelomenos me ajudou no trabalho,brigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  30. isabel stefani silva matos Says:

    gostei muito do texto pois eu tenho uma prova que vale 3 então eu como melho aluna da escola tenho que tira 3 na prova e mesmo assim desde que comesei a estudar sobre esse assunto achei ele muito enteressante e bacana porisso sei que o tratado de tordesilha é uma linha imaginaria que divide as terras em duas partes as terras que ficam do lado leste da linha so podiam ser esploradas pelos portugueses e as que ficavam do lado oeste so pelos espanhoes mas que pena que o tratado de tordesilha so valeu ate 1760 foi nesse ano que os portugueses comessaram a envadir o lado oeste dos espanhõe foi assim que o tratado de tordesilha acabou.

  31. mayara da silva Says:

    gostei do texto mais nao fui muito fan

  32. drieli Says:

    E uma coisa muito chata

  33. mayara da silva Says:

    pior me ajudol tambem
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  34. Seninha Says:

    Afeeeeeeeeeee! Não gosto muito do assunto e tenho uma valendo 10 amanhã então o jeito foi estudar muuuito! Ajudou um pouquinho mais podedria ter ajudado mais
    .

  35. arthur Says:

    ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooioooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo ache o ii

  36. Magna Says:

    Adorei, em poucas palavras e fácil de entender.

  37. anaclara Says:

    adorei isso ajudo muito apesar de ser mehor aluna da escola

  38. nicoly Says:

    Parabéns para quem escreveu ficou um texto hiper mega completo vou tirar nota 10

  39. jhulia cabral da silva Says:

    parabèns muito bom espero tirar uma boa nota na prova

  40. ttttttt Says:

    a vao se ferra vai toma no cu

  41. maria paula Says:

    e tao bom saber

  42. maria paula Says:

    e tao bom saber desas palavra eu pesquisei por causa de um trabaho

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

